segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conheça os tipos de copo e as bebidas com os quais combinam




 copos vazios
Servir a bebida em um copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Muita gente pode achar estranho, mas os copos e taças não tem formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.

 Veja abaixo:

 Taça Bordolês, Taça Tulipa e taça balão

Vinhos

A variedade de copos para vinhos é enorme. Para os iniciantes, a sugestão da sommelière é observar a espessura, transparência, lisura do cristal (preferindo os mais finos) e privilegiar taças com haste longa e boa abertura para que os aromas do vinho floresçam.

 A taça conhecida como Balão, com o bojo redondo, é ideal para vinhos tintos e envelhecidos. O modelo Tulipa, como a taça que está no meio na foto acima, é o indicado para vinhos brancos e roses, enquanto o Bordalês combina com vinhos brancos e tintos jovens.

 taça para espumante

Espumantes e Champagne

O melhor tipo de taça para servir estas bebidas é a fina e comprida, chamada de Flute. Ela é capaz de reter por mais tempo as borbulhas de gás carbônico formadas ao servir o espumante ou champagne.

copos e garrafa de cerveja

Cerveja e chope

Os copos desenhados para servir cerveja são aqueles com a boca um pouco mais larga do que a base. Essa estrutura ajuda a formar a quantidade correta de espuma, que serve para manter a cerveja gelada por mais tempo. "Porém, hoje já existem cervejas para serem degustadas a temperatura ambiente e para cada estilo de cerveja existe um copo certo. Alguns, inclusive são taças", esclarece o barman Álvaro Guerrero.

 Para a cerveja tipo Pilsen, a taça Pilsner (a quinta da esquerda para direita na foto acima), que tem a boca mais larga do que as taças modelo Tulipa, são a melhor escolha, pois possibilitam a formação de uma espuma mais cremosa.

Na hora de servir chope, prefira as calderetas. O formato em cone garante a formação do colarinho, que funciona como uma barreira natural contra a perda de gás e de aroma.




Cachaça

Normalmente é servida em um copo tipo shot, que favorece os sabores e aromas da bebida.



Uisque


O copo deve ter o formato ideal para a colocação do gelo: baixo e largo. Essa "anatomia" também serve para impedir que os ingredientes da bebida fiquem no fundo, além de exaltar os aromas dos ingredientes e do processo de envelhecimento. Também pode ser servido no modelo de copo "on the rocks".

De maneira geral, dê preferência para copo ou taça de boca larga, que permita a aeração e concentração do aroma do uísque.

homem segurando copo com conhaque

Conhaque

O copo ideal para servir conhaque tem como características principais o bojo largo e arredondado, a haste curta e a boca estreita. Isso permite que a palma da mão aqueça a bebida para desprender seu aroma característico enquanto é consumida.

 Copos com design diferenciado

Coquetéis

Taças de Martini, de Margarita ou do tipo Flute são boas opções para servir coquetéis. Deve-se evitar os copos com corpo  decorado ou colorido e dar preferência aos lisos e transparentes. Os pés podem ser coloridos. "Não importa o material, vidro ou cristal, a regra para se escolher corretamente é que os copos sejam bem elegantes.

 Cálice de licor
Licor

O licor é uma bebida doce servida após as refeições, em pequenas quantidades, devido a sua ação digestiva. É de alto teor alcoólico e é servido em pequenas taças chamadas de cálices.


ÁGUA

 Os copos de água são facilmente identificáveis porque são sempre maiores. Como a água não tem sabor ou buquê que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos grandes, com ou sem pedras de gelo.

sábado, 20 de outubro de 2012

DOBRADURA DE GUARDANAPO

  

     Video ensinando passo a passo como dobrar guardanapo de pano.

SERVIÇO DE QUALIDADE




MANUAL DO GARÇOM
Sensibilidade;
Pontualidade – cooperação e espírito de equipe;
Cortesia/educação – agradar os clientes através de um trabalho profissional, 
Autodomínio/Tato – paciência para suportar o mau humor e até mesmo a má educação dos clientes. Evitar discussões e dispensar-lhes atenção e cortesia;


O garçom deve obedecer a certas regras indispensáveis de comportamento: não correr na sala; não comunicar-se em voz alta com os colegas; não fumar ou mastigar; não encostar-se em paredes ou aparadores;  não ignorar o atendimento a um cliente sentado a uma mesa alheia a sua praça
APRESENTAÇÃO DO PESSOAL
Asseio/hábitos: mãos e unhas limpas e sem esmalte, barba feita, higiene bucal, sem bigode, cabelos cortados, banhos regulares, perfumes e jóias discretas, evitar passar as mãos pelos cabelos, nariz, olhos, boca.
Uniforme impecável e levando no bolso somente o material necessário para o trabalho: abridor de garrafas, saca-rolhas, comanda, isqueiro, comanda, lenço(branco);
Vestimenta: calça preta, sem brilho, com vinco impecável; camisa branca (não transparente), meias e sapatos pretos; borboleta preta, casaco branco (não é obrigatório).